O Evento

História
    História

    O Arrancadão de Tratores, em sua concepção inicial e artesanal, arrastava multidões para a avenida central de Maripá-PR desde 1990 ( ano em que iniciou). Este era um evento audacioso e curioso. Com certeza diferente do tradicional. Em matéria de competições automobilísticas era inédito e temático, pois além da forte adrenalina que proporcionava, lembrava ao público que os nossos astros, - o operador e seu trator de arrancadas de uma forma modificada - faziam parte de um Show ainda maior, a diversidade da Agricultura Brasileira.

    A ideia é oriunda das antigas arrancadas de motos realizadas na região. Num belo dia, alguns agricultores mais afoitos decidiram fazer um teste e colocaram na pista tratores no lugar das motos. E a moda pegou.

    A competição era realizada uma vez por ano. Quando faltavam aproximadamente 15 dias para o evento, determinados agricultores tiravam do barracão o velho trator e davam um "trato". Um pequeno veneno no motor, bomba injetora, diâmetro dos pneus, entre outros. Eram modificações modestas, que faziam com que a velocidade da máquina saísse dos seus normais 40 km/h para 80km/h. Quando o evento artesanal terminava, o velho trator era novamente modificado e voltava a sua forma original. (coisas que acontecem no Brasil Rural que poucos sabem e conhecem).

    Mesmo com pouquíssimos critérios de segurança - que não sirva de exemplo - em 12 anos foram realizadas seis festas com Arrancadas de Tratores na Avenida Central de Maripá. Aos domingos, a pequena cidade recebia em média 13 mil visitantes, um fantástico mix de espectadores de todas as idades, profissões e classes sociais. E com esse público que era de bom tamanho para a época, nunca se contabilizou um acidente envolvendo um piloto ou expectador do Arrancadão de Tratores.

    Mas a evolução se faz presente em cada segmento do nosso cotidiano. Seguindo essa retórica, decidiu-se dar um novo rumo ao Evento buscando uma tendência, a profissionalização não só do Arrancadão de Tratores mas também da Categoria TratorShow que é a Top do evento, resultando assim numa proposta inédita a nível de automobilismo nacional.

    O Projeto Arrancadão de Tratores se consolidou com o aval da Federação Paranaense de Automobilismo, demonstrando numa prévia, os tratores modificados - que não voltam mais a trabalhar no campo - para a categoria TratorShow. No final de agosto de 2003 houve, enfim, a inauguração da primeira pista especialmente construída para competições de arrancadas deste tipo. A pista, localizada em Maripá - PR, foi apelidada carinhosamente pela população local de "Tratoródromo".

     

    CARACTERÍSTICAS DO EVENTO

    O Arrancadão de Tratores é a marca registrada de um evento que enfatiza, num grande festival de arrancadas, a categoria de esporte motor, aberta somente para tratores.
    Categoria TRATORSHOW: é curiosa e permite que os tratores inscritos possam ser totalmente modificados em sua concepção mecânica e também nas linhas do designer. Porém, mantendo as características do agrícola e seguindo um regulamento técnico, criterioso em segurança, disponível em www.arrancadaodetratores.com.br.
    Como curiosidade, vale a pena ressaltar que alguns tratores desta categoria fazem em 9.7 segundos, o percurso de 0 a 200 metros, o que equivale a um VW Gol Turbo de rua e chegam a mais de 130 km/h, sendo esta a velocidade final.

    As Arrancadas são formadas por somente dois tratores alinhados lado a lado sobre uma base de asfalto ou concreto, numa pista com 13 m de largura e 400 m de comprimento. Ao sinal verde, os competidores percorrem com seus tratores um percurso de 200 m dotado de sensores que fornecem dados a computadores instalados na sala de cronometragens. Este tipo de competição oferece ao público um festival constante de ultrapassagens e disputas que elevam a adrenalina, somadas a uma avançada tecnologia, onde é possível não só reconhecer o verdadeiro campeão, como também obter dados quanto aos melhores tempos conquistados. Ao final da pista existe, ainda, os 200 m finais que servem para frenagem e desaceleração das máquinas que ultrapassam a linha de chegada em alta velocidade.

    Para que se torne um verdadeiro show para o público presente, foram criadas no evento algumas particularidades, tais como:
    O uso de fumaça ecológica e filetes de néon nos tratores para as arrancadas noturnas; cavalos de pau com tratores; arrancadas de tratores pequenos tipo “Tobata”; festival de arrancadas diversas; locutor e DJ na pista dando um toque mix e eclético na parte sonora do evento, e as “Tratoretes”, que são as representantes da beleza feminina na pista de arrancadas.

    Em menos de dois anos de projeto, já temos um número mínimo de participantes para garantir a qualidade e a objetividade na novíssima categoria Tratorshow. Para isso, foram modificados, ao longo do tempo, com muita criatividade, em oficinas maripaenses e região oeste do Paraná, mais de 18 tratores para a categoria TRATORSHOW e, também, para os tratores da equipe de manobras radicais (ZERINHO BOMBA SHOW) garantindo, dessa forma, o necessário para esse tipo de evento: os artistas principais, o piloto e o seu trator de arrancadas.

    A "Tratorshow" deverá ser, em pouco tempo, uma das categorias de "Tratorsport", mais conhecidas no meio agrícola brasileiro. Vale lembrar que esta é uma criação legitimamente nacional, com nome assinado em verde, amarelo, branco e azul.


    Arrancadão de Tratores © 2017 | Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por 4aw